O caminho da sabedoria

              Você já se perdeu num caminho e por essa razão chegou atrasado, ficou estressado e ainda perdeu recursos financeiros? Todos nós já passamos por isso. Jesus deixou claro que, nesta vida, podemos tomar apenas um de dois caminhos e que cada um deles leva a lugares bem diferentes. Um, o caminho cheio de pessoas, largo, fácil de caminhar e que nos conduz a uma satisfação imediata. O outro, aquele que é estreito, poucos passam por ele e que nos leva a tribulações e provações. Qual caminho você vai escolher? Da mesma forma que Jesus nos mostrou dois caminhos, há dois modos de se mover nesta vida terrena. Ou escolhemos andar no caminho estreito, com o Espírito Santo nos guiando, ou escolhemos o caminho largo, com o príncipe da potestade do ar nos influenciando.

             Porém, para nós que guardamos aliança salvadora, a bondade eterna do Pai e redentor não nos deixa perecer nas trevas. Ele nos dá sabedoria vinda do trono da graça para que escolhamos o caminho que leva à vida eterna. Não há rota alternativa. O Pai das Luzes, como nos ensina Tiago, nos dá o dom perfeito e a boa dádiva, que é seu Espírito para nos convencer da justiça, do juízo e da verdade. Isaías já havia escrito, por inspiração do Espírito, que quando pegamos um atalho, uma rota alternativa, ouvimos uma voz nos dando a direção do caminho que devemos andar.

             No livro de Provérbios, as palavras caminho e vereda aparecem quase cem vezes. Salomão escreve: "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos." Quem é santo diante de Deus? Aquele que é separado da maldade deste mundo e vive os valores eternos de Deus, como o amor, a compaixão, a misericórdia, a sinceridade e muitas outras virtudes demonstradas pelo Deus encarnado: Jesus Cristo. A sabedoria é um caminho a ser trilhado. Mas que sabedoria é esta? A que aprendemos no mundo secular? Não! A sabedoria que vem pelo sopro do vento que sopra onde quer e como quer. Como agir diante de certas situações? Ore, pergunte ao Senhor qual a vontade dele para aquela circunstância, ouça a voz do Espírito e então exerça o que ele determinou. Este é o caminho da sabedoria que vem de Deus e não de nossas experiências racionais. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios e disse que se movia neste mundo com a graça divina e não com a sabedoria humana, pois esta não é o alicerce para aqueles que agradam ao Senhor, posto que os que vivem na carne (de acordo com suas vontades, sua inteligência, suas escolhas baseadas em sua sabedoria humana) não militam no Espírito. Aquele que nasceu de novo, milita no Espírito, embora ainda portando um componente carnal, que é o corpo, onde habitam os desejos que depõem contra a natureza santa do criador. Salomão fala que o Senhor é quem dá a sabedoria, a inteligência e o entendimento (Prov.2: 6).

             O caminho mais seguro e realizador é o caminho da vida, que está em Jesus Cristo, que é o único que leva à vida eterna. O apóstolo João nos ensina que vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus. E conhecer Deus ( Pai e filho) é ter vida em abundância, que se realiza em nosso ser a partir da obediência à sua Palavra. O perigo reside em caminhar com base em nosso próprio entendimento, ignorando a vontade do Soberano.

             Ao entregarmos todas as áreas de nossa vida a Deus, todo nosso ser passa a pertencer a ele e a proteção dele chega a ponto de mantermos nossos olhos voltados para a direção certa. Dessa forma, nossos olhos encontrarão o caminho de Deus e os nossos pés se firmarão na trilha traçada por ele traçada.
 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|