Mas o meu servo Caleb, visto que nele houve  espírito diferente, que o animou e que o fez me obedecer inteiramente, eu o farei entrar na terra onde já espiou e a sua descendência a possuirá

(Nm 14:24)

Espírito vem do hebraico ruah  e siginifca respiração, ar, força, vento, brisa, ânimo, humor. Descreve o elemento vida no homem. Sem o espírito a humanidade perde o exercício vital.

Josué assumiu a liderança do povo israelita no momento da conquista da terra prometida. Após quarenta anos de aprendizado no deserto, a hora de desfrutar o descanso das lutas contra frio, fome, perigo e povos havia chegado. Pelo menos era o que pensava. Grandes desafios ainda estava por vir.

Este homem presenciou rebeliões, ingratidões e idolatrias contra o Santo de Israel. Mas a segunda geração estava ali, diante da vitória. Era preciso ser diferente, ter um ânimo que o levasse a respirar profundamente e a meditar nas benevolências divinas para encontrar força e prosseguir na caminhada. Era necessário esperar no Senhor.

Josué poderia ter destruído os espias que desanimaram o povo com notícias desabonadoras. Porém, aguardou a reta justiça divina. E como recompensa, recebeu da boca do Senhor aprovação e promessa de posse da terra.  O Senhor de Israel estava no comando, por mais que Josué presenciasse rebeldes que se levantavam para afrontar os nobres de espíritos. E a nobreza era demonstrada pela longanimidade e submissão a Deus.

E não nos cansemos de fazer o bem, porque em seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos.

(Gl 6:9)

Conquistar exige paciência. Exige fazer o bem. Pensar no mal recebido retira a energia, pois o espírito recriado em Deus segundo sua justiça e verdade necessita de alimento. O nutriente recomendado é fazer o bem, sempre.  Mas quem é alvo do bem que como servos de Deus somos impelidos a executar? Todos, inclusive os maus. Esses são os doentes que precisam desse remédio.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

(Gl 5:22)

Paulo adverte que nada pode impedir o exercício dessas virtudes. Nem mesmo lei. O Espírito opera eficazmente e promove transformações. O aspecto externo da salvação é evidenciado pela perseverança em não desistir de cumprir o chamado. O fruto do Espírito deve pontuar cada serviço prestado ao reino celeste.

Como manter um espírito inabalável diante de traições e calúnias?

O rei Davi pediu isso a quem podia reanimá-lo:  cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.” Davi tinha a consciência de que ele era exemplo para seus seguidores. Seu espírito teria que ser ensinado a conquistar níveis de espiritualidade cada vez mais altos. Isso requeria dele ânimo. Assim, com a capacidade de superar derrotas e afrontas, ganharia pecadores. E há festa no céu quando um pecador se converte. Jesus disse isso quando esteve como o verbo encarnado.

Davi compreendeu que a luta de cada dia contra o desânimo elevava sua confiança no Senhor dos senhores. E deixou esta vida recebendo o título de homem segundo o coração de Deus. Não por não ter pecado, mas por não ter desistido de adorar ao Santo de Israel em meio às provações  divinas e perseguições dos inimigos.

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força.  (Dt 6:4). Amar a Deus requer renúncia. Jesus disse que a cruz seria carregada dia após dia. Negar-se a si mesmo é abrir mão de vontades para obedecer ao único Senhor.

Por Auxilandia, pastora em Cristo, serva de Deus.

11 - 05 - 2011