Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.

( Mateus 1: 23)

Cuidar de uma criança vai muito além da preocupação com quedas, doenças ou choros sem conhecimento de causa. O dia a dia de quem se encarrega de promover o desenvolvimento de um ser que é totalmente dependente de adulto é regado de atenções.

E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te muito, favorecida, o Senhor é contigo! Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.

(Lc 1:28-29)

Como  ficou o pensamento da virgem que recebeu de um ser sobrenatural o aviso de que carregaria no ventre um ente santo que seria chamado Filho de Deus (Lc 1:35)?  Muitas divagações, preocupações e novidades cercaram as fronteiras do cérebro daquela que foi a mais bem aventurada entre as mulheres.

Então disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

(Lc 1:38).

A visão deixou Maria perturbada por um tempo. As coisas sobrenaturais, para ela, ultrapassaram o raciocínio humano. Mas quando a jovem decidiu entregar as inquietações provenientes da revelação à vontade divina, o anjo se ausentou convicto de que sua missão se cumprira. Anunciou o nascimento do Deus que estaria consolando os corações aflitos. O próprio Consolador, o Espírito Santo, desceria sobre Maria e o poder do Altíssimo a envolveria. Essa promessa acalmou o vento de indagações que se levantou como uma barreira.

Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir, de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.

(Rm 14:5)

Crianças crescem. Jesus cresceu na graça e no conhecimento. E esteve conosco, em carne. O verbo que no princípio era Deus se despojou de toda sua majestade, por um pouco de tempo, e nos ensinou a amar o próximo no padrão de seu amor.

Consolar vem do grego paraklesis e significa “chamado para o lado de alguém.”

Quando Jesus ascendeu aos céus, numa nuvem de glória, ele prometeu enviar outro consolador, o Espírito Santo. Sua promessa foi cumprida. O Emanuel está lado a lado com a humanidade de coração quebrantado e disposto a recebê-lo. O alívio das aflições chega com a presença do Deus presente.

E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. (Is 11)

Aurélio define julgar como decidir, formar opinião sobre. O Deus que estaria conosco julgaria segundo o que o Espírito Santo o convenceria. Não eram as circunstâncias naturais que definiriam suas sentenças. O jejum e a oração o colocaram lado a lado com o Pai e com o Consolador que repousou sobre ele. Por isso, a tarefa dos olhos e ouvidos naturais era sublimada pela revelação vinda do trono da graça.

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.  O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse. E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu. (Cl 1: 1-20)

Esse é o Deus conosco, que ilumina nossos caminhos e nos livra do mal. Maria cuidou bem do salvador. Temos cuidado de nossa espiritualidade? Temos invocado a pesença do Emanuel?Temos dito a ele: cumpra-se em mim a tua vontade?

Por Auxilandia, serva de Deus, pastora em Cristo.

29 - 06 - 2011