Deus se revela a você de diversas maneiras

Quantas vezes deparamos com questionadores da existência de Deus! Um ateu aqui, outro acolá recebem as explicações de quem tenta convencê-lo da presença de um ordenador supremo, um criador sábio e capaz. O salmista consegue enxergar a manifestação da glória de Deus e das obras de suas mãos a partir das coisas que foram criadas. No versículo três, ele afirma que não há necessidade de linguagem, de fala e de vozes. A própria criação denuncia que Deus deixou a prova de si mesmo no mundo que criou. Você já descreveu a beleza do sol, da lua, das estrelas? No versículo quatro, o escritor elabora uma linguagem poética para ressaltar a grandeza dos luminares: ele compara o sol ao noivo que sai do seu tálamo e se alegra como um herói a correr o seu caminho.

Além da natureza criada em sua perfeita harmonia, o componente moral que há em nosso ser aponta para a existência de um Deus a quem devemos prestar contas de nossos atos. A divina semente foi plantada no nosso coração. A eternidade foi posta no nosso espírito como um componente que se relaciona com o Deus eterno. Daí a luta pela sobrevivência e a repulsa pela morte. A complexidade do corpo humano e a impotência da ciência diante de doenças incuráveis que leva ao óbito contribuem para a conclusão de que há um Deus. Há um juiz, há um governante divino sobre as questões terrenas. O apóstolo Paulo escreve aos romanos e afirma: "porque as coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas." (Rm. 1:20).

Para os que abrem o coração e percebem a presença de um Deus criador, a salvação chega por meio da aceitação do sacrifício vicário de Jesus Cristo, que se revelou para humanidade na plenitude dos tempos. A justiça vem de fé em fé e de glória em glória somos transformados na própria imagem de Deus. Saber da existência de Deus por meio da natureza criada não é suficiente para alcançar a vida eterna com ele. É preciso crer que Jesus ressuscitou dos mortos e tê-lo como Senhor. Nosso Deus é pessoal e infinito e por essa razão apresenta-se a pessoas, de forma especial. Por isso, o verbo se fez carne e habitou em nosso meio. O desvendar da verdade passa pela aceitação de um Deus que se relaciona com sua criação de forma especial com sonhos, visões, revelações e profecias. O Espírito nos foi outorgado e habita de forma imanente em nosso ser. Jesus veio para enviar o Consolador e selar o conhecimento que devemos adquirir do Deus pessoal e infinito. Por sermos seres finitos, sem o Espírito não poderíamos entender o relacionamento de Deus com a sua natureza, pois é necessária uma dimensão de fé que somente por meio de Jesus foi confirmada. O ápice dos atos de Deus encontra-se na vida de Jesus. Os milagres, sua morte e ressurreição mostram ao mundo quem era o Pai, o Deus criador.

Homens perdidos e pecadores podem chegar ao pleno conhecimento da verdade e crescer neste conhecimento. A revelação de Deus inclui tanto a presença pessoal como a verdade informativa de sua existência, e assim temos condições de identificá-lo, de conhecer coisas ocultas e profundas a respeito dele e de mostrá-lo a outras pessoas, para que também sejam alvos do amor dele.

"O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua...estabeleceu comigo uma aliança eterna que em tudo será ordenada e guardada, ...pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão em Deus."> (2Sm 23:3 a 5). Essas foram as últimas palavras registradas do rei Davi, homem segundo o coração de Deus. Ele conheceu Deus de diversas maneiras.

Até quando os ateus continuarão cegos a respeito da existência de um ser supremo? Cabe a mim e a você intercedermos pela humanidade perdida, a fim de que a revelação que chegou ao nosso coração chegue até eles e sejam salvos, e façam parte da herança dos santos.

Por Auxilandia, serva de Deus, pastora em Cristo.

6 - Junho - 2009