Porque restaurarei a tua saúde e sararei as tuas chagas, diz o Senhor.

 (Jr 30:17)

            Saúde “é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” Conceito da Organização Mundial de Saúde bem elaborado. Ser saudável é algo complexo. É uma questão de se sentir bem diante de adversidades.

            O profeta Jeremias proferiu oráculos de esperança num momento em que Judá estava no cativeiro da Babilônia. A devastação provocada pelos caldeus atingiu não somente terra física. Arrebentou corações e deixou como herança doenças que médicos não puderam curar.

Não temas, pois, tu, meu servo, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei das terras de longe, e a tua descendência, da terra do seu cativeiro; e Jacó tornará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize. (Jr 30:10)

           

            Judá ouviu da boca de Jeremias palavras que desceram do céu. Oráculos que  promoveram cura e restauração. A bondosa dádiva do Deus soberano atraiu a confiança do povo. O resultado foi restauração da saúde física, emocional e espiritual.

 

O poder da fé pessoal é senha de acesso a  recursos espirituais. A firme confiança na destra de Deus atrai remédio para toda sorte de enfermidades.

 

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, diz o Senhor. Na mente lhe imprimirei as minhas leis, também no coração lhes inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (Jr. 31:31)

            Nada ocorre por acaso. A semeadura é princípio que rege toda ação humana. Buscar conhecer a lei divina é requisito para se tornar povo escolhido de Deus. Não que acepção de pessoas seja base da reta justiça, mas que há exigência espiritual de  condições para que a presença divina pontue o viver humano.

Conhecer Deus e sua forma de exercer soberania na terra é fazer aliança com o doador de boas dádivas. E receber dele forças para se mover mediante a graça divina.

Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza. (Jr 31:13)

            Os benefícios de manter fidelidade com a aliança divina são expressos na transformação da tristeza em alegria. Uma alma sarada reflete a paz que excede todo entendimento humano.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. (Is 53: 4)

            Jesus veio ao mundo para cumprir oráculo que Isaías proferiu ao povo de Israel em momentos de grandes dores. Cristo garantiu vitória sobre as doenças que assolam a humanidade.

            Tomemos posse da bondosa dádiva de Deus: cura das feridas da alma, do corpo e do espírito. A expressão positiva da posse começa com a oração, que é a base para fidelização da aliança com o Deus que não encolhe suas mãos e não vira seu rosto para os que nele se refugiam.

            Por Auxilandia, pastora em Cristo, serva de Deus.

07 - 06 - 2012     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|