Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinarem a justiça refulgirão como estrelas, sempre e eternamente. (Dn 12:3)

Aurélio define sabedoria como “grande conhecimento; saber, erudição.”

Alternativas que não ferem princípios divinos e produzem harmonia revelam sabedoria que vem de Deus. O potencial espiritual pleno, chamado pelo apóstolo Paulo de estatura do varão perfeito, é alcançado pelo discernimento entre bem e mal. Entre o fazer e o não fazer. Entre  o que deve falar e calar sobre o que viu ou ouviu.

Eu, a sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimento e de conselhos.O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada. (Pv 8.12 - 22)

Salomão indica que sabedoria é atributo de Deus e tem seu lugar no plano eterno. Também afirma que o que peca contra ela violenta a própria alma e se alinha com a morte. (Pv. 8:36)

Mas onde buscar a sabedoria que vem de Deus?

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. (Pv. 9.10)

Sentimento de reverência deve permear a mente daquele que ama a Deus. A recompensa em amar ao criador é ter certeza de que todas as coisas contribuirão para seu bem (Rm 8.28).

Porém, não é amor baseado em vontades próprias, mas na soberania do Vivo Deus, que mantém em sua destra o controle da história do universo. Benefícios são acrescentados ao dia a dia dos que acatam a direção divina. Porque o que me acha encontra a vida e alcança o favor do Senhor. (Pv 8.35)

Na prática, a pergunta é: onde e quando aplicar a sabedoria?

A resposta adentra o campo dos detalhes: em todos os caminhos da vida. Em todo segundo em que há fôlego de vida nas narinas.

Disciplina é chave para obtenção do maior tesouro colocado divinamente à disposição do homem. Cuidar do sono e da alimentação gera satisfação interior e impede aparição de enfermidades.

Emoções equilibradas despertam o entendimento para busca da sabedoria. Quebrar a ordem criadora desafia a loucura e atrai consequências maléficas.

Noite foi estabelecida para descanso e dia para trabalho. A inversão dessa regra evidencia falta de sabedoria para se mover dentro do projeto divino para o bem estar da humanidade. Casos excepcionais são considerados por Deus como necessidade, e, para isso, ele concede vocação aos homens. É o caso da Medicina, vigilância e outras profissões que exigem o descumprimento desse estatuto eterno.

O adversário da alma conhece bem as leis espirituais. Por isso leva o homem a constantes indisciplinas.

Ouvi, pois falarei coisas excelentes; os meus lábios proferirão coisas retas. Porque a minha boca proclamará a verdade; os meus lábios abominam a impiedade. (Pv. 6-7)

Jesus Cristo, o Filho Amado do Pai, lembrou aos discípulos que no dia do Juízo Final toda palavra será avaliada. A que for frívola não resistirá ao fogo purificador.

Brilhar como estrelas sempre e eternamente é viver na dimensão da sabedoria que vem do alto.

Por Auxilandia,pastora em Cristo,s erva de Deus.

31 - 09 - 2012