Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Sl 119.18)

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem maus, todo teu corpo estará em trevas. (Mt 6.22.23)

 

O compromisso eficaz e permanente de servir a Deus passa pelo controle da visão.

A humanidade possui necessidade espiritual e física a serem supridas. Porém, o excesso em qualquer busca leva a um prejuízo que atinge pessoas à volta de quem ultrapassa a lei do domínio próprio, da serenidade e da paciência.

            O padrão delineado divinamente para se mover numa esfera de santidade está nas Santas Escrituras. Mas o fato de se está lá não muda nada a vida de ninguém. Deve, sim,  está impressa no coração de cada um e evidenciada nos detalhes práticos das atitudes.

                        “Qualquer aparelho para iluminar” é o significado que Aurélio atribui para lâmpada. E Jesus afirma que os olhos assumem esse papel simbólico. Servem para trazer ao coração  tudo que se passa no ambiente externo. Mas é preciso filtrar o que se vê.

Como cristão, deve-se seguir o exemplo de Jesus, em atitude e em comportamento.

Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade. (Jo 17.22)

            A finalidade da busca divina está na união entre o povo de Deus. Unidade é aquilo que, no conjunto, forma um todo. Essa ideia vem do trono da graça, pois, na oração sacerdotal, o Filho de Deus não desprezou a mensagem de transmitir o desejo que pacifica a humanidade: ser um no mesmo parecer, na mesma disposição, no desejo de praticar o bem comum.

Que  Deus ilumine os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança de seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. (I Co 1.18)

O reino da glória será implantado em sua plenitude quando Jesus Cristo concretizar sua vinda como o Cristo ressurreto.

O reino celeste é uma dádiva de Deus e não realização do homem. Porém, é necessário que esse reino, mesmo que não em sua totalidade, venha até à humanidade em forma de amor, compreensão, realização da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Jesus previu também a influência do reino das trevas. Esclareceu que tudo de ruim começa com o olhar maldoso. Penetra no pensamento e se transforma em ações porque um comando foi enviado a partir da lâmpada do corpo.

Mas quando Cristo é o principal objetivo de uma vida, o desejo se torna puro, santo, separado da maldade do mundo. O olhar passa a ter o modelo de Deus, expresso em seus mandamentos.

            Não há segredo de poder espiritual que consiga dissipar trevas fora das ordenanças de Jesus. Ele é a luz que veio ao mundo para iluminar os corações e trazer vida plena em alegria.

...Se abriram os céus e eu tive visões de Deus. (Ez 1.1)

Que visão, nos tempos atuais,  está ocorrendo entre o povo de Deus?

Entretenimentos que depõem contra a santidade, ou pensamentos ocupados com a lei divina?

Capacidade de escolha todos tem. Poder de examinar tudo e reter o que é bom sempre vai fazer a diferença num mundo pontuado de trevas. E que necessita da luz que dissipa toda malignidade.

Por Auxilandia, pastora em Cristo, serva de Deus

27 - 02 - 2013     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|