O segredo da confinça em Deus
 
O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é força da minha vida; de quem me recearei?
(Salmo 27)

        O dicionário Aurélio define medo como "sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça; susto, pavor, temor, terror." Conta-se que no antigo Oriente Médio, quando um convidado entrava na tenda de seu anfitrião, esse era pessoalmente responsável por sua proteção e provisão, de modo que a tenda frágil se transformava numa fortaleza. Não havia receio nas visitas realizadas na antiguidade pelas bandas do Oriente Médio. O conforto vinha de um braço humano, que pode falhar e mesmo assim a idéia de proteção era um bálsamo no coração do visitante. Você já imaginou a fortaleza que é o nosso Senhor? Ele é força da nossa vida. Davi escreve o Salmo 27 quando Saul e seus inimigos o perseguiam, e, mesmo diante da falta da proteção humana, ele via no Senhor ajuda para superar os medos. O salmista sabia que "maldito é o homem que confia no homem" e por isso sua confiança era em quem brilha como luz e proporciona salvação.

        O apóstolo Paulo também pensou como Davi: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31). Não importa a tática, o que interessa é a fé que agrada ao Senhor, que transporta montanhas e que faz com que o inimigo fique impotente. Sabe qual é o segredo dessa confiança toda do salmista? Obediência exercitada em sua vida privada. O louvor e a oração fizeram de Davi um verdadeiro adorador e em tempo oportuno ele achou favor e misericórdia no Trono da Graça. A parte mais importante de nossa vida é aquela que somente Deus pode ver, aquela em que nós nos relacionamos com ele de forma íntima. Quando construímos uma ponte que nos liga a eternidade, os inimigos fogem por sete caminhos. Davi dedicava tempo meditando e contemplando as maravilhas da graça de Deus e assim sentia a rocha debaixo de seus pés e, em vez de se precipitar, desenvolvia a confiança no Deus salvador.

        Davi fala: "Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram." (Salmo 27:2). É assim que o movimento espiritual é concluído em nosso favor: os inimigos caem, tropeçam e são vencidos pelo sangue do Cordeiro. Carregamos a imagem de Deus, não como uma entidade que possuímos, mas uma experiência que está presente quando o relacionamento com ele está em atividade. A garantia da queda dos adversários é a busca por esse Deus que se apresenta como luz, salvação e força. É a capacidade de se relacionar com Deus que nos torna diferentes no reino animal. Somos parceiros de um Ser Supremo que nos protege dos malvados que querem comer nossa carne. "Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR. " (Sl 27:3). Não somente o livramento chega, mas a exaltação que testifica a ação do Deus protetor. E, depois da exaltação, o louvor àquele que assenta sobre um trono que subsiste de geração a geração. A glória é dele, a alegria é nossa. Jesus nos convoca a não andar ansiosos pelo dia de amanhã, pois quem provê a roupa dos lírios do campo e a comida dos passarinhos é capaz de prover livramento dos inimigos. Se Jesus é nosso Senhor e Salvador, então o futuro é nosso aliado e não temeremos coisa alguma. "Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes." Davi sabe que a dúvida é uma variável inversamente proporcional à certeza e que o livramento do Senhor seria revelado mediante sua confiança. Por isso, deixa claro que a falta de fé o levaria a perecer. Termina o salmo 27 com o seguinte conselho:
"Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR".

Por Auxilandia, serva de Deus, pastora em Cristo.

6 - Julho - 2009

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|