Ao vencedor, dar-lhei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. (Ap 2.7)

“Alcançar vitória ou vantagem sobre” é o conceito que Aurélio atribui à palavra vencer. Em grego,  nikao é  o termo que descreve o verbo vencer e é usado nas Escrituras acerca de Deus, de Jesus e de seus seguidores.        Vencer é bom. Vencer em Cristo, com Cristo e por Cristo é muito bom. O prêmio é alcançar a vida eterna e se deleitar com os  benefícios do paraíso divino. O mais sublime é a árvore da vida, contemplada pelo apóstolo João numa revelação das coisas que irão acontecer como parte do plano eterno de redenção.

Mas alcançar a vida eterna não é para todos. É para os vencedores em Cristo. Para os que driblam as artimanhas do inimigo da alma e atenta para os comandos do Espírito Santo. O mundo apresenta prazeres transitórios que não se comparam com a glória que há de ser revelada na eternidade.

O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. (Ap 2.11)

A segunda morte é a separação eterna de Deus. Em seu sacrifício, Jesus suportou o julgamento divino pelos pecados da humanidade. Ele garantiu, no calvário e na sua ressurreição, a comunhão consciente e eterna do homem com Deus. Porém, passar além dos danos da segunda morte é carregar no corpo as marcas do sofrimento de Cristo, como confessou o apóstolo Paulo, e alertou para a necessidade de prosseguir para o alvo em busca da eterna vocação.

Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre esta pedrinha escrita um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. (Ap. 2.17)

Maná foi o alimento que Israel recebeu de Deus, de forma sobrenatural, durante a jornada no deserto. Maná é símbolo do pão da vida que desceu do céu. É o sustento de todo aquele que, pela fé, participam de Jesus, espiritualmente. É a recompensa dos vencedores que vivem sob a excelência moral do Cristo ressurreto, que possuem o reflexo do caráter do Deus que se fez homem.

Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá, gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus. (Ap 2.12)

Que promessa maravilhosa! Que prêmio sem igual! Jerusalém, em hebraico, significa a cidade perfeita, ou a cidade daquele que é perfeito. Coluna remete à ideia de sustentáculo, de estrutura. No altar construído por Moisés, as colunas eram sagradas. O corpo do crente em Jesus é templo do Espírito Santo. É, também,  membro da igreja, que é a coluna, o baluarte do Deus vivo. Vencer em Cristo é rejeitar as ofertas mundanas para  adentrar os portais eternos da Jerusalém que desce do céu.

Como bem desabafou o apóstolo Paulo: se pensarmos apenas nas coisas deste mundo, a infelicidade pontuará o coração de tal forma que as coisas lá da eternidade se perdem. Busquemos as coisas do alto.

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. (Ap. 3.21)

Trono vem do hebraico Kisse e seu significado básico é assento de honra.  O escritor do Salmo 47 afirma que Deus se assenta sob o trono de sua santidade. Kisse também se refere a domínio, soberania. Vencer o domínio de Satanás é ser vencedor em Cristo e se assentar num lugar de honra preparado para aqueles que vão ao Pai pelo único Caminho, Verdade e Vida.

Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda e estrela da manhã. ( Ap. 26-27)

Jesus aparecerá, na sua gloriosa vinda, como a Estrela da Manhã para reger as nações na perfeita paz. Ser vencedor em Cristo é reinar eternamente com Ele.

Por Auxilandia Pementa, pastora em Cristo.

24 - 07 - 2013