Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva (Mc 5.21)

Domínio, mando, autoridade, controle” é uma das definições atribuídas  por Aurélio à palavra mão. Daí se compreende a razão pela qual Jesus orava com imposição de mãos na maioria dos encontros para cura, libertação e outras tarefas espirituais.

Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe?”

Jr 23:23)

Para obter o favor divino, é necessário, sempre, o toque das mãos do intercessor? Jeremias dá a resposta de forma clara, direta: não! Há, então, incoerência nas Santas Escrituras? Também não. A Bíblia se complementa pelas partes de sua revelação. Deus não se limita a ação humana para agir. Porém, a obediência à Palavra que produz resultados favoráveis no reino espiritual é requerida diante da possibilidade de se realizar um ato profético.

O evangelista Marcos enfatizou que o pai da menina enferma conhecia o poder do toque de mãos de Jesus ao exigir essa providência. E foi certeiro o pedido.

Jesus pegou na mão da menina e disse: “Menina, levanta-te!” (Mc 5:41)

A cura veio com o toque das mãos. Já que a menina estava em sua frente, Jesus tomou posse desse recurso poderoso.

Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. (Atos 8.17)

A destra poderosa de Deus faz milagres. O instrumento de operacionalização do poder foi determinado divinamente na criação do homem. Deus o fez para sua glória, seu louvor. E essa é a razão da ordem de Jesus para pregação do evangelho.

Lucas descreve, no livro de Atos dos Apóstolos, a incansável missão dos seguidores de Cristo na implantação da igreja primitiva a partir da imposição de mãos. O Espírito Santo, que guia a toda verdade, foi recebido por muitos e a obra de evangelização foi realizada com sucesso nos primeiros séculos.

Como a mão do Senhor, o meu Deus, esteve sobre mim, tomei coragem e reuni alguns líderes de Israel para me acompanharem. (Esdras 7.28)

O povo de Israel foi treinado a seguir ritos, ordenanças pelas quais deveriam viver. Para Esdras, o líder que guiou o povo durante o retorno do exílio na Babilônia, a mão de Deus deveria está sobre a sua jornada. E esteve. Esdras conseguiu o favor dos governantes para reconstruir os muros de Jerusalém. Sua mão foi o prolongamento da mão divina. Certamente,  grandes feitos mudaram a história dos exilados.

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor (Tg 5.13).

A orientação de Tiago é orar sobre o enfermo, ministrando-lhe a unção com azeite.

E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés. (Dt 34.9)

Moisés impôs as mãos sobre Josué a pedido do próprio Deus. A mente humana é incapaz de decifrar coisas espirituais sem a iluminação do Santo Espírito.

Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.(Nm 27.18)

Toda invocação a Deus passa pela peneira da fé. Crer e obedecer estão no câmpo de atração de bênçãos celestiais.

O trabalho espiritual das igrejas, hoje, está distante das práticas insinadas na Lei do Senhor. Não há mais a ministração da unção nos enfermos, tampouco há a preocupação em orações individuais, com o toque de mãos. A carência provocada pela manifestação do reino das trevas pede uma atitude mais humana, aconchegante. Além do valor espiritual, o peso afetivo do toque de mãos ajuda a humanidade em suas deficiências emocionais.

E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

(Lc 8.46)

Apenas um toque e a cura chegou a uma mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia.

Por Auxilandia, pastora em Cristo.

15 - 01 - 2014