Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração

Salmos 119:32

Meditar faz bem a alma? Nem sempre. Pensar em coisas que se distanciam de virtudes faz muito mal. O meditar conforme a Lei do Senhor revigora a alma. Vivifica o espírito e produz uma sensação de consolo.

Porém, até para elevar o pensamento pelo caminho dos preceitos divinos é preciso pedir ao próprio Deus para abrir o coração. Sim, porque as lutas diárias retiram a capacidade de entender o agir de Deus. Os sofrimentos apagam a luz que brilha intensamente. Só o poder que desce do alto é suficiente para arrancar a escuridão impeditiva do meditar que produz virtudes.

Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons.

Salmos 119:39

O medo descaracteriza a bondade divina extraída de seus juízos. Por isso, a oração de aceitação da condição humilde que envolve a alma humana é necessária para recuperar a visão do cuidado de Deus.

O colírio lubrifica os olhos, o remédio sara o corpo, mas é a Palavra de Deus que recupera a saúde da alma e gera vigor para correr pelo caminho dos mandamentos.

Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.

Salmos 119:50

O pensamento humano é pequeno para entender a grandeza de Deus. Aflições distorcem a realidade divina e apresentam um quadro de total inquietude. Entretanto, algo é capaz de acalmar as ondas tenebrosas do mar das emoções: a Palavra Vivificante.         Enxergam-se melhor as promessas de Deus a partir da meditação de sua Palavra. Inúmeras vezes o Senhor enviou socorro nas horas difíceis. Laços de morte, de enfermidades, de acidentes foram cortados por mãos de anjos em momentos em que nem se passaram pelo pensamento, porque infinitamente mais do que se pede, recebe a humanidade das mãos de Deus

A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.

Salmos 119:28

Há tristeza invadindo o coração? Muito cuidado, para que a fé não se enfraqueça. A visão dos cuidados de Deus pode ser deformada por sentimentos negativos. A maneira saudável de se lidar com tristeza é meditar na Lei do Senhor.

No meio dos cansaços da vida uma pergunta deve ser respondida: Como será a reação daquele que crer em Jesus? Deve, imediatamente, ser respaldada na Lei que vivifica a alma.

Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.

Salmos 119:40

Eis o primeiro passo: desejar meditar na Bíblia Sagrada. Querer ser vivificado. É possível querer? Nem sempre. O inimigo da alma retira o entendimento para que não resplandeça a luz das boas novas (2 Co 4.4). Então, o nascido da água e do Espírito deve ser tornar um intercessor, um parceiro de Deus, para enviar aos céus clamores e súplicas pelo que se encontra com a visão distorcida. Dessa forma, o desejo na Lei do Senhor é retomado e a obra de libertação dos males concluída.

Bandos de ímpios me despojaram, mas eu não me esqueci da tua lei.

Salmos 119:61

Quem não é afrontado por instrumentos do inimigo da alma? Enquanto seres humanos dotados de fraquezas espirituais povoarem a terra, o ataque de ímpios acontecerá. Contudo, maior do que todas as investidas malignas é o poder da Palavra praticada. Condenar a língua que se levanta em juízo é arma para se vencer as ciladas do adversário.

As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos. Salmos 119:73

Assim temos ainda mais firme a Palavra Profética, e fazemos bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em nossos corações.

2 Pedro 1:19

Meditar até que o Espírito Santo traga a explicação da Palavra é correr pelo caminho dos mandamentos divinos.

Por Auxilandia,pastora em Cristo Jesus.

08 - 05 - 2014