Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rio, no ermo.

Isaías 43:19

Mudar é uma necessidade para acompanhar os ritmos que conduzem à vitória. Mas não é qualquer mudança que garante o sucesso. É a transformação da mente segundo os padrões de Deus.

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará seus cuidados. (Mt 6:27)

A nova vida desejada deve buscar na memória o que pode dá esperança. Não com desespero, ou ansiedade. Porque não se pode alterar para mais ou para menos o tempo. A fé e a confiança que sobem ao trono da graça atraem um caminho no deserto e um rio no ermo.

Jesus Cristo sinalizou que olhar para os lírios do campo é um exercício que eleva o grau de fé nas coisas que ainda estão por vir.

Se uma planta tem seus cuidados dispensados pelo criador, um ser humano atrai, certamente, maior atenção e compaixão vindas do alto.

Perceber a mão de Deus por trás dos livramentos e dos cuidados diários é encontrar descanso nos braços eternos.

As grandes obras são feitas não com a força, e sim com a perseverança (Samuel Johnson).

Um dia ruim, outro pior. Entretanto, a perseverança vai levar ao dia glorioso, do triunfo, em que as potestades e principados cairão por terra. Os que lutam por toda a vida tornam-se guerreiros do grande exército de Deus, arregimentados para toda boa obra.

Contentai-vos com as coisas que tendes, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hb 13.5)

Quão maravilhoso é esperar no Deus protetor que nunca deixa ou abandona um filho seu!

Se os olhos espirituais fossem abertos, muitas seriam as imagens de livramento e de providência da parte de Deus. Difícil é enxergar o agir de Deus durante as muitas lutas nos dias maus.

E o senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo. Agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. (Gn 11.6)

Quando há união, há sucesso. A desunião trava qualquer projeto. Por isso, Satanás, sabedor da chave que abre boas oportunidades, lança contenda. Joga uma mente contra a outra e distorce palavras, ações, projetos. O escritor de Provérbios informa que a alma de Deus abomina a contenda porque é a semente que traz perturbação da alma e separa vidas que deveriam ficar juntas.

O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos. (Pv. 16:28)

As pessoas não são perfeitas nem iguais. Por isso, há um princípio que nasce da alma e que deve ser praticado: a empatia. Colocar-se no lugar do outro faz com que o fraco seja aceito pelo forte sem questionamentos.

Elias esteve na caverna, com medo depois de lutar muito contra os falsos profetas. Mas Deus lhe ordenou que saísse daquele local e fosse ungir Eliseu como profeta. E ainda informou a ele  que havia pessoas tementes, cujo joelhos não havia se dobrado a deuses pagãos.

Ainda há pessoas em quem se pode confiar para ajudar a carregar a cruz. O que se deve ter em mente é seguir Jesus dia após dia com a negação da própria vida.

15 - 10 - 2014