Sábias Palavras

De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida.

(Jo 3.34)

Quais as palavras proferidas por quem confessa ser cristão? Se o Espírito de Deus se move no coração de quem recebe a Jesus como o Filho Exaltado, palavras que transmitem graça aos que ouvem são lançadas e produzem vida, edificam, mudam história.

Da mesma forma, palavras proferidas por ímpios produzem sementes malignas. Devem ser condenadas com a fé na palavra de vitória que vem do alto.

Digo porém: andai em Espírito e não cumprireis o desejo da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. E estes opõem-se um ao outro para que não façais o que quereis.

(Gl 5.16)

Andar em Espírito, nos ambientes práticos da vida, é não se conformar com os padrões deste mundo. É fugir de toda sugestão mundana que pode colocar em risco valores espirituais.

O falar cristão deve refletir a glória de Cristo que se revela em quem se converteu, verdadeiramente, ao evangelho.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
(Ef. 4.29)

Difícil é controlar a língua. Tiago já havia verificado essa tarefa espiritual que exige grandes esforços e afirmou que uma palavra pode destruir a humanidade, ou colocar em risco grandes projetos.

A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Tiago 3:6

Mas como perfeito é somente o Pai Celeste, a humanidade caminha para a perfeição requerida por Cristo ao passo em que controla a língua.

O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.

Isaías 50:4

O que é vítima do sistema espiritual da maldade precisa ouvir palavras de conforto, de esperança. O ministério profético foi confirmado na nova aliança por Cristo e trouxe ensinamento eterno.

A mensagem do profeta sempre deve proclamar a misericórdia divina. Deus se revela por meio de instrumentos humanos dispostos a anunciarem o evangelho da paz, da salvação.

Palavras sábias são as iluminadas pelo Santo Espírito. E, necessariamente, baseadas nas Santas Escrituras. Os cristãos são os mensageiros de palavras sábias, que edificam e transmitem graça.

Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (palavras do mestre Jesus)

22 - 04 - 2015