Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

(Mt 6.21).

O coração humano, no sentido figurado, é considerado a sede dos sentimentos, das emoções, da consciência. É nele que habita o vivo Deus, pela presença do Santo Espírito. É este órgão o responsável pelos batimentos vitais e espirituais do ser humano.

O olho é a lâmpada do corpo.

(Mt. 6.22)

Além do coração, o olho integra a lista dos órgãos necessários ao desempenho da santidade. Jesus disse aos discípulos que se o olho for bom, todo corpo ficará iluminado.

Filtrar o que se vê é caminho de santidade. Imagens que depõem a santidade de Deus apagam o Espírito Santo do coração. E Paulo alertou que não se deve entristecer o Espírito da Verdade.

No projeto de Deus para a humanidade, a melhor forma de evolução de uma pessoa é doar incondicionalmente a vida para quem dela precisa. Jesus fez isso. Quem o recebe, toma posse da vida eterna que há nele.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

(Mt 6.11)

O coração quebrantado não é egoísta. Pensa sempre como Jesus. Ao pedir o sustento, ele ensina que não é o meu pão de cada dia que vai descer do céu. É o pão nosso, o pão de todos, que remete a ideia de união, de preocupação com o que não tem.

Venha a nós o teu reino.

(Mt 6.10)

O reino de quem tem olhos bons e bom coração, cujo tesouro está nas coisas do alto, vem pra um grupo, para todos, para nós e não para mim. A oração deve partir do coração que processa o nome do mestre que ensinou a misericórdia e a multiplicação para alimentar grandes multidões a partir de pequenas porções.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

(Mt 6.13)

O coração quebrantado não está livre das tentações. Pelo contrário, elas virão com muita intensidade. Sabe porquê?  Exatamente pelo papel do intercessor. Ele ganha batalhas espirituais e se torna inimigo das trevas e alvo dos maiores ataques. Por isso Jesus ensina pedir o livramento do mal, das tentações, das acusações, das setas que voam de dia e da peste que ronda na escuridão.

Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós come­testes. (Mt 6.15)

Onde está o coração? Onde está o tesouro? O mestre respondeu aos discípulos: onde está o teu coração, aí estará o teu tesouro.

O coração é disposto a perdoar? O tesouro que carrega em si é o perdão. Esforça-se para amar? O tesouro que carrega em si é o amor.

O coração quebrantado encontra livramentos em meio aos laços tramados pelo inimigo.

Enviou desde o alto e me tomou, tirou-me das muitas águas. (Sl.18.16)

Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem sincero te mostrarás sincero; com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável. (Sl. 18.25-26)

Aparentemente o ímpio prospera. Porém, o dia dele chega. O Tribunal de Cristo se apresenta e a sentença é editada no tempo divino. Quem poderá escapar quando for levado a comparecer diante daquele que julga retamente?

Porque tu livrarás o povo aflito e abaterá os olhos altivos (Sl 18.27)

Davi viveu dias de tribulação. Perseguição da comitiva do rei Saul e de seu próprio povo fez dele um acuado no reino físico. Mas no espiritual Davi não cansou de clamar por livramentos até que o socorro viesse.

Ondas tenebrosas e medos invadiram o pensamento do salmista. Entretanto, a certeza de que um dia o inimigo seria abatido pontuou o coração dele. O quebrantamento invadiu o céu e anjos desceram ao seu encontro.

O Senhor vive, bendito seja o meu rochedo e exaltado seja o Deus da minha salvação. (Sl 18.6)

A fé não se perdeu. Mesmo pequena, a esperança alegrou Davi a ponto de confessar perante o reino da maldade que o inimigo forte foi vencido por Deus, e não por ele. A lança, o treino para a guerra e a destreza da mão física do salmista não o fez vencedor. Foi a destra do todo poderoso que garantiu a vitória.

Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? (Sl. 18.31)

16 - 07 - 2015