Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão. (Js. 3.13)

 

            Atravessar o Jordão a pé, para os israelitas, foi confirmação da continuidade dos milagres iniciada no Egito. Para conquista de nova terra, era preciso cortar o rio de águas turbulentas.

            A gloriosa presença do Deus de toda a terra estava entre seu povo.

            Josué era o novo líder. Assim como Moisés obedeceu a ordem de atravessar o Mar Vermelho com toda a multidão, Josué recebeu a ordem de passar o Jordão.

Pararam-se as águas que vinham de cima...então, passou o povo defronte de Jericó. (Js. 16)

            E passaram. A arca do Senhor, ao tocar as àguas, foi a manifestação física da invocação do poder milagroso do Deus de Israel.

            A conquista das terras do outro lado do Jordão envolvia desafios e fé sobrenatural. O líder deveria crer e colocar a crença em ação.

            Fé traduz ideia de confiança, de firme convicção.

            É preciso alimentar o pensamento com as promessas divinas e o poder dele.         Feitos passados são base para a projeção da esperança para grandes desafios que se seguem.

            Porém, os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do Senhor pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão. ( 3.17)

            A quem muito é dado, muito lhe é cobrado. Esse princípio bíblico não falha. Os sacerdotes foram os primeiros a serem chamados para uma manifestação de fé inabalável.

            Se falhassem, levariam todo o projeto de água a baixo. Mas venceram.

            Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. (Hb. 11)

            A fé remete a algo lá na frente. O que se ver não forma o pilar da fé, mas o que está ainda no oculto, no escondido, no papel e na mente.

            Pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. (Hb. 11.2)

            E Deus, na sua infinita sabedoria de ensinar, deixou a Bíblia como um manual de conduta para transpor qualquer montanha. Pelo testemunho de homens comuns, podemos exercitar a fé no Deus de toda terra.

            Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. (Hb. 11.3)

            Por Auxilandia, pastora em Cristo Jesus.

07 - 01 - 2016     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|