Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e o que eu responderei quando for arguido. (Habacuque 2)

Quantas são as inquietações que assolam o coração dos que vivem retamente? Inúmeras. Quanto mais se quer viver piedosamente, mais perseguições serão acrescidas no caminhar.

Habacuque se viu inquieto diante de injustiças que presenciou em seu tempo. Até fez um desafio com Deus. Subiu numa torre de vigia e declarou em seu coração que permaneceria ali até ouvir a voz de Deus.

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.  Falai benignamente a Jerusalém e bradai-lhe que  a sua servidão é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que  recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. (Is 40)

Isaías também não sossegou o coração até ouvir mensagem de esperança e de consolo.

Para Habacuque, a resposta foi forte:

Então o Senhor me respondeu e disse: escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa (Hc 2.2)

Mas Deus avisou que o tempo não era o de Habacuque para que a ação divina se realizasse. Haveria um tempo futuro ainda em que a restauração se iniciaria.

Porque a visão ainda é para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. (Hc 2.3)

Em meio às lutas, esperar é a maior batalha travada. Vence essa guerra aquele que entende que há um tempo para tudo. Tempo para sofrer, tempo para se alegrar.

O escritor de Eclesiastes deixou ilustrado aquilo que não queremos que aconteça, mas que acontece sempre. Tempo de plantar, de colher, de chorar, de sorrir, de morrer, de viver.....

O cenário espiritual que pontuou a terra de Judá levou ao coração de Habacuque desesperança e tristeza. Ele travou com Deus uma batalha de conversas até entender a aparente falta de ação divina.

A justiça que o profeta pedia veio proclamada para tempo futuro. O momento era de espera e de fé.

Porque o justo viverá por sua fé. (Hc 2.4)

E se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hb  10.38)

Satanás é o adversário do homem. Setas de desânimo serão por ele enviadas. Entretanto, o amigo eterno envia armas para desviar as setas planejadas com muita estratégia.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.  (hb 11)

Sem fé não há como esperar a resposta divina e seu cumprimento.

Se o escritor de Hebreus afirma que pela fé, somente, por ela, compreendemos que a formação do mundo partiu da palavra proferida por Deus, sem ela pereceremos e nunca alcançaremos a promessa.

Depois de ter a certeza de que Deus estava no comando do universo, Habacuque se alegra. E ora ao Senhor declarando que somente Jeová é a força dele, independentemente de haver flores na figueira ou gado no curral.

Porque no tempo determinado a luta cessa. E a bonança chega.

04 - 05 - 2016