De tudo que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. (Ec. 12.13)

 

                        Temer vem do hebraico yare e significa ter grande temor, ter grande respeito. É usado para se referir a uma pessoa com posição exaltada.

 

Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?

(Ex 15.11)

 

                        O dever de todo cristão de temer a Deus se origina dos atributos eternos: Santidade, majestade, bondade, eternidade, soberania...

                        O ser humano não passa de um pingo d’água num oceano diante da grandeza de um Deus criador de todo universo. Temer é o primeiro passo para se mover dentro de sua proteção.

 

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. (Pv 3.5)

 

            No Antigo Testamento, a sabedoria que vem do alto era vista como um conhecimento profundo do viver de acordo com a expectativa de Deus.

            Sabedoria vem do hebraico hokmah e traduz ideia de capacidade especial de fazer algo.

Porque o Senhor dá a sabedoria e de sua boca vem a inteligência e o entendimento. ( Pv 2.6)

            Desde a antiguidade a história relata a existência de sábios. Porém, a sabedoria buscada em fontes terrenas não é capaz de extrair a essência divina para melhorar a vida na terra.

Pois os egípcios são homens e não deuses; os seus cavalos são carnes e não espíritos. Quando o Senhor estender a mão cairão por terra tanto o auxiliador como o ajudado e ambos juntos serão consumidos. (Is. 31.3)

            Faraó e reis egípcios eram tidos pelo povo antigo como deuses por buscarem sabedoria. Deus reprovou a busca de tal povo porque desprezaram os preceitos divinos.

Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor. (Pv 1.29)

            Muitas são as vantagens de se buscar a sabedoria em Cristo Jesus, que é a fonte de todo conhecimento.

Não te esqueças do meu ensino, e o teu coração guarde os meus mandamentos, porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e  paz. (Pv. 3)

18 - 05 - 2016     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|