Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Efésios 6:12

 

Pneumatikos é a palavra grega que conota ideia de espiritualidade, que quer dizer  invisibilidade e poder.

Os propósitos de Deus revelados pelo Espírito Santo aos homens espirituais são conhecimentos do reino celeste para que a destruição passe longe e os anjos sejam enviados com livramento.

 

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Co 2.14)

 

Oseias profetizou que a falta do conhecimento das coisas concernentes a Deus levou o povo de Israel à destruição.

Os sacerdotes haviam deixado a Lei do Senhor e se corrompido com subornos, opressão e ganância.

Era preciso uma busca com santidade para que as coisas espirituais da luz invadissem o ser e gerassem no coração a vontade de conhecer e prosseguir conhecendo Deus, que é espírito.

 

Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Cor. 2.15)

Essa geração que esqueceu do jejum e do investimento do tempo em oração não pode ser considerada espiritual e, como consequência, não pode discernir entre o bem e o mal.

Muitas vezes o mal entra com sapatos de lã e transformado em anjos de luz. E não adentra de uma só vez. A destruição é tão sutil e aos poucos que não se percebe a presença maligna até que o mal se complete. Muitas vezes, tarde demais.

Por isso, Paulo adverte:

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
1 Coríntios 2:12

 

         Paulo ainda ordena que devemos atentar para o que é eterno e não para o que é passageiro.

Ele explica que o eterno é o que o que não vemos. O eterno é o que adentra a área invisível, espiritual.

         E só se pode ver o que é invisível se Deus revelar. Mas Deus só revela a quem busca com zelo os melhores dons, principalmente o de profetizar, o da ciência e do conhecimento de Deus.

         Para tanto, é preciso investimento no jejum, na oração, na leitura da Palavra e na busca dos dons espirituais.

 

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
Colossenses 3:16

 

Andar no Espírito requer uma disciplina. A sabedoria humana sempre dita normas. As amizades intelectuais chamam para um raciocínio lógico. Quem vencerá? A loucura de Deus ou o conhecimento humano pontuado por Satanás para enganar e tirar a essência do que é espiritual?

Busquemos as coisas lá do alto, as espirituais, enquanto podemos achá-las.

Por Auxilandia, pastora em Cristo Jesus.

     

19 - 10 - 2016     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|