Mas eu sou o Senhor, teu Deus, desde a terra do Egito; eu ainda te farei habitar em tendas, como nos dias da reunião solene. (Os. 12.9)

Senhor é palavra que vem do hebraico adonay e significa senhor, mestre.

Na antiga Aliança, Deus escolheu ser chamado por Senhor quando escolheu Abraão como o pai de multidões.

...Então se começou a invocar o nome do Senhor. (Gn 4.26)

Deus se relacionou com Abraão e o chamou de amigo.

Em Moisés, a promessa de tornar Israel como as estrelas do céu e a areia do mar se cumpriu após o êxodo do Egito.

Uma nação se formou, cujo Deus era o Senhor das guerras, das alegrias, das tristezas e da busca espiritual para acalmar a alma nos momentos sombrios.

E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. (Ex. 3.15)

Senhor é aquele que dá as ordens. Servos são os que obedecem às ordenanças recebidas de um senhor, de um mestre.

No versículo 14, do livro de Êxodo, capítulo 3, Deus ainda explicou o significado de seu nome: Eu Sou o que Sou. Não há explicação humana para o nome santo de Deus.

Ele é Senhor, e isso basta para que a humanidade se renda em adoração e obediência cativa aos seus mandamentos.

Em Deuteronômio ele é chamado de Deus dos deuses, Senhor dos senhores.

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre o céu.

(Sl.8)

A ideia que se tem é de um Deus que ordena mandamentos e exige obediência. O nome Senhor tem algo além de ordens.

Ele é fonte eterna de amor e de alegria. Ele faz o contrito de coração habitar nas alturas. Ele ordena à maldade que seja inativada e faz retroceder inimigos da alma.

O governante de todo universo trabalha para o bem. Nunca para o mal. Pois ele é tão puro de olhos, como escreveu Habacuque, que não contempla o mal e nem a opressão.

Como onisciente ele sabe de toda maldade que acontece na criação. E levanta amigos e servos seus para o combate.

A igreja militante na terra tem o papel de trazer ao mundo físico o poder de Deus pela oração, jejum e ministração da Palavra de vida.

Senhor, Deus meu, em ti confio. Salva-me de todos os que me perseguem e me livra. (Sl. 7)

O nome Senhor traz consigo o livramento da perseguição. Os espíritos malignos são insistentes em destruir. Mas o nome Senhor é poderoso para socorrer aquele que clama.

O Senhor é o nosso Deus, nosso socorro bem presente na angústia e fornece as armas espirituais para o combate.

04 - 01 - 2017