Eis que vem dias, diz o Senhor, que esta cidade será reedificada.

 (Jr. 31.38)

 

Edificar vem do hebraico banah e traduz ideia de fundar, estabelecer, edificar, reedificar.

Judá estava destruída. Invasão do império babilônico havia devastado a cidade. Era preciso reconstruir. Começar de novo e prosseguir.

Mas depois de tanta decepção e destruição, Judá estava com dificuldade para acreditar.

Sim, muito tempo a cidade encontrava-se deserta, sem alegria, nem crianças brincando nas praças. Sem festas comemorativas.

Deus, conhecendo a fraqueza humana, sondou os corações. Para aumentar a fé, fez lembrar a criação e a impossibilidade de as leis naturais falharem.

Da mesma forma que era impossível faltar o sol pela manhã e a lua durante as noites escuras, impossível era Deus falhar em sua promessa de reconstrução.

 

Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que fende o mar e faz bramir as suas ondas, Senhor dos Exércitos é o seu nome. ( Jr. 31.35)

 

Quem da humanidade conseguiu criar sol, estrela, lua? Só um é criador de todas as coisas. Portanto, ele faz acontecer o impossível. Faz renascer, recriar, reconstruir.

 

Se desviarem estas ordenanças de diante de mim, diz o Senhor, deixará também a semente de Israel de ser uma nação diante de mim, para sempre.  (Jr.31.36)

Se os astros obedecem às leis naturais criadas por Deus, e lhe obedecem, então o povo que serve a Deus não pode jamais deixar de ser nação santa, povo escolhido, sacerdote real.

 

Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá e nas suas cidades, quando eu acabar o seu cativeiro: O Senhor te abençoe, ó morada de justiça, ó monte de santidade. ( Jr. 31.23)

A reconstrução não é somente de reino físico. O espiritual entra com um peso significante.

Quando o Senhor reconstrói algo, ele visa a edificação espiritual, o crescimento cristão, mediante ensinamentos que só o Espírito é capaz de persuadir.

Mas não é da noite para o dia. É o resultado de um trabalho paciente em busca da santificação. Ver Deus requer reconstrução de muitas áreas da vida.

A saúde é a área mais atacada pelos inimigos da alma. Sem ela, não há força de busca.

Jesus levou sobre si as doenças. A ordem é repreender qualquer ataque na saúde.

 

Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. (1 Ts 5.11)


           Paulo,
além de Jeremias, levou o povo de seu tempo à uma consciência de edificação e reconstrução de valores que resgatariam a esperança.

A edificação de um e outro passava por leitura das Escrituras. Nelas, o poder e a esperança eram confirmados.

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. (Jr 31.33)

Por Auxilandia, pastora em Cristo Jesus.

22 - 02 - 2017     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|