E acontecerá naquele dia, que eu responderei, diz o Senhor, eu responderei aos céus, e estes responderão à terra.
(Os. 2.21)

 

         Responder vem do hebraico anah e significa replicar. Não necessariamente com resposta verbal.

A mente muitas vezes é chamada a entender a resposta por meio de sonhos, visões, profecias, palavras, frases, situações, fenômenos naturais.

Deus é multiforme sabedoria e responde como lhe apraz. O atributo eterno chamado onisciência lhe permite escolher a forma que mais vai tocar o coração aflito.

 

E levantemo-nos e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e que foi comigo no caminho que tenho andado. (Gn. 35.3)

 

Jacó obteve resposta por um sonho. Anjos subiam e desciam numa escada que ligava a terra ao céu.

Quando acordou entendeu que aquele lugar  era a Casa de Deus. Adorou ali e chamou o local do sonho de Betel, que significa Casa de Deus.

Deus responde sempre à sua criação. As lutas constantes impedem de ouvi-lo.

Por essa razão, buscar é o comando para que a jornada seja levada a bom termo.

 

E aconteceu ao terceiro dia, ao amanhecer, que houve trovões e relâmpagos e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina muito forte, de maneira que estremeceu todo povo que estava no arraial. (Gn19.16)

 

Apareceu como uma resposta inesquecível no Monte Sinai. Como um Deus sábio, ele escolhe como vai se revelar.

 

Entretanto, o coração deve permanecer puro, quebrantado e os ouvidos atentos para percepção dos sinais e compreensão da mensagem.

 

No tempo favorável, te ouvi; e, no dia da salvação, te ajudei.

 (Is. 69.17)

Como não adorar esse Deus que no momento de maior angústia nos socorre?

Mas é somente no tempo favorável, quando o coração está disposto a ouvir. É no dia da salvação, quando o tempo oportuno de favor é cumprido.

Há um tempo de perguntar, de clamar, de pedir. Quando chega o nível em que as orações e os questionamentos quebram as trevas, a resposta chega.

Questionamentos somente para o aquele que pode responder. Somente dirigidos ao trono da graça.

É de lá que descem os dons perfeitos, do Pai das Luzes, em quem não há variação ou sombra de dúvidas.

Nas aflições, enfermidades, angústias e necessidades financeiras só há um caminho: ouvir Deus. A resposta será um conforto, uma esperança.

 

Então, disse o Senhor a Moisés: assim dirás aos filhos de Israel: vós tendes visto que eu falei convosco desde os céus. (Ex. 20.22)

 

Terra, mar, céu, estrelas, toda criação denuncia a presença de um Deus que não está alheio à sua criação.

 

Por Auxilandia, pastora em Cristo Jesus.

    

23 - 03 - 2017     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|