Ouvi-me, vós que seguis a justiça, que buscais ao Senhor.

(Isaías 51)

Resgate vem do grego lutron e significa meio de soltar. Biblicamente, quer dizer o resgate por uma vida, o preço de redenção.

Que pagou o preço de redenção? Jesus. No calvário, ele comprou povos, tribos, nações para o Deus Pai.

A moeda de compra foi seu sangue precioso. O sacrifício expiatório foi sob o julgamento de Deus em face do pecado.

Os que creem e recebem Jesus com base nos atos de salvação, obtém a libertação da pena devido ao pecado.

Atendei-me, povo meu e nação minha! Inclinai os ouvidos para mim, porque de mim sairá a lei, e o meu juízo se estabelecerá como luz dos povos.  (Is.51.4)

Jesus morreu por todos que o aceitam. O resgate foi provisionalmente universal. Porém, nem todos creem no Filho Unigênito. Nem todos seguem a doutrina cristã e a pratica.

A Morte de natureza redentora do Filho de Deus alcança o coração que se quebranta e aceita viver na santidade divina. Mas é preciso disciplina. Muita perseverança.

É necessário rejeitar os laços satânicos e não adentrar nas armadilhas do adversário da alma.

Ouvi-me vós que conheceis a justiça, vós povos em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbio dos homens e nem vos perturbeis pelas suas injúrias. ( Is. 51.7)

O só conhecer a lei de Deus não é suficiente para se ver livre do laço do passarinheiro.

É preciso escutar a voz de Deus e não se perturbar com setas malignas enviadas.

O próprio Jesus que sofreu em sua carne a dor da morte e suou gotas de sangue como expressão de sua angústia, avisou que as aflições fariam parte da vida terrena.

Entretanto, como uma solução, avisou que o bom ânimo deve ser buscado sempre.

Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor; desperta como nos dias passados. (Is.51.9)

Não se deve aceitar sugestão de Satanás na caminhada em busca das promessas divinas. Virão frases contrárias à vontade de Deus. Frases de derrotas, de desistências, de fracassos.

Todavia, o sangue de Jesus precioso que foi oferecido para resgaste e salvação eterna também é fonte de livramentos e de encorajamento.

Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos. (1 Tm 2.5)

A fé deve ser constante, sem naufrágio, como explicou Timóteo, conservando a boa consciência e a esperança em dias melhores.

E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. (1 Tm 1.14)

30 - 03 - 2017