Mas o Senhor por meio dum profeta fez subir a Israel do Egito, e por um profeta foi ele guardado.

(Os.2.13)

A palavra grega prophetes significa aquele que fala em nome de um deus e interpreta sua vontade para o homem.

Em termos bíblicos, o profeta era chamado, no Antigo Testamento, de vidente, significando aquele que tem visões.

No novo Testamente, o profeta recebeu denominações de Homem de Deus, mensageiro do Senhor, Atalaia.

Moisés foi descrito como Deus sobre Faraó e Arão, seu profeta.

Boca de Deus na terra, para indicar o que está no oculto e no escondido e trazer à luz a revelação da boa, perfeita e agradável vontade de Deus é a missão do mensageiro do Senhor.

Profetizar vem do hebraico nabar e traduz ideia de transmissão da mensagem divina sob influência do Espírito Santo.

E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; ( 1 Cro 25)

A importância do ministério profético é reconhecida também com os ensinamentos do apóstolo Paulo, o qual determinou aos irmãos de Corinto que procurassem com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar.

Sem profecia, a igreja se corrompe (Pr. 29.18)

O profeta deve com a inteligência e a mente de Cristo impressa em si interpretar a visão recebida. Ou contar com ajuda daquele que recebeu do Espírito o dom da ciência e sabedoria para entender a essência da mensagem transmitida por sonhos e visões.

Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. (Atos 3.25)

Profetizar é mais que predizer coisas futuras. Na dimensão espiritual da bondade, o profeta revela o laço do passarinheiro para que haja livramento.

Revela, também, o plano de Deus para aquele que busca Nele a vontade soberana.

Todos devem buscar saber qual a direção divina para os planos na terra. Tiago ensina que tudo deve ser planejado com a palavra “se Deus quiser”, pois o querer e o efetuar que traz bonança vem do Pai das Luzes.

Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

(Atos 3.18)

Não somente as bênçãos são anunciadas por meio de profecias. Os sofrimentos que havemos de passar são também revelados para que o bom ânimo seja buscado e a caminhada prossiga sem danos maiores.

Lembrando, sempre, que nenhuma das boas palavras proferidas pelo Espírito Santo são lançadas fora. Todas são cumpridas, porque Nele o Sim é garantido.

04 - 05 - 2017