Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Fiipenses 4.8)

Pensar é palavra que vem do grego dokeo e traduz ideia de supor, formar opinião.

Significa também considerar, conjecturar. Logismo, do grego, significa pensamento no campo semântico de argumentar, raciocinar.

O apóstolo Paulo ensina que a mente é celeiro de setas. O maligno tem remido o tempo para enviar mensagens que retiram a fé e a esperança.

Sem fé, um abismo vai atrair outro. Como vencer essa guerra que se forma no coração, que é a sede dos pensamentos?

O Espírito Santo, o consolador, instruiu a mente de Paulo para transmitir pela Palavra inspirada o caminho a percorrer em busca da paz interior:

Verdade, nobreza, correção, pureza, amabilidade, boa fama deve preencher o pensamento.

Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade (Rm 2.7)

Fazer o bem inclui pensar bem a respeito de si e do próximo. O escritor de Provérbios advertiu:

Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. (Prov. 23.7)

O homem é aquilo que pensa ser. Deve-se, sempre, ser o que a Bíblia diz que se é.

Somos nação santa, povo eleito, sacerdócio do Deus Altíssimo. (pensamento de Paulo a respeito dos filhos de Deus, inspirado pelo Espírito Santo).

Lembrar que Deus guarda a mente em Cristo Jesus é ter a garantia que pensamentos ruins podem ser retirados.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jr 29.11)

O nosso padrão de pensamento deve ser Jesus Cristo. Numa conversa com seus discípulos, ele lembrou o poder das palavras. E advertiu:

Pelas palavras sereis justificados ou condenados. Palavras surgem primeiramente no pensamento. Depois são transformadas em ações. E finalmente pontuam o caráter.

Assim diz o Senhor: não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força, não se glorie o rico na sua riqueza. Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque dessa cosias me agrado, diz o Senhor. (Jr. 9:24)

Pensamentos em Deus nos tornam pacíficos, confiantes. Riquezas, sabedoria deste mundo e força que não vem do alto não são capazes de socorrer no dia mal.

Que possamos conhecer Deus em sua grandeza, e buscar nele o pensamento saudável para que a beneficência, juízo e justiça alcance a vida terrena.

Por Auxilandia, Pastora em Cristo Jesus.

25 - 05 - 2017