E eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.
(Zc 2.5)

Fogo vem do hebraico “es” com o significado de aparição da presença de Deus como tocha de fogo.

O fogo assessorava a presença de Deus nas teofanias. Por essa razão, Deus é chamado, também, de fogo consumidor.

Porque o fogo saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces. (Lev 9.24)

O substantivo isseh traduz ideia de oferta feita pelo fogo. Deus manifestava a recepção das ofertas enviando fogo consumidor.

Mas, além desse significado, o fogo de Deus simboliza proteção.

Corra e diga àquele jovem: Jerusalém será habitada como uma cidade sem muros por causa dos seus muitos habitantes e rebanhos.

E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor, declara o Senhor, e dentro dela serei a sua glória. (Zc. 2.4)

Glória é palavra que vem do hebraico tiperet e significa beleza, ornamento, distinção, orgulho.

Além da proteção, a glória vista pelos olhos humanos estará ao redor de quem está gravado na palma das mãos de Deus.

Ser amigo de Deus tem a recompensa eterna de ser coroado com proteção e louvor.

O que é, na prática, ser amigo de Deus? Abraão recebeu esse título. Foi amigo íntimo do Todo Poderoso. Por que?

Na provação maior de sua vida, não negou a oferta de seu filho como sacrifício, porque cria que Deus o restituiria.

A provisão chegou a tempo. E nada aconteceu ao menino, que foi substituído por um animal enviado pelo próprio Deus.

Ser amigo de Deus envolve obediência e renúncia.

Não mais vivemos para nossas vontades, o próprio Cristo deve viver em nós.

E como espelho, vamos nos vendo transformados de glória em glória na própria imagem divina.

Há sempre um caminho protegido pela sombra do altíssimo quando nos tornamos amigos de Deus.

22 - 06 - 2017