Eis que vem dias, diz o Senhor, em que esta cidade será reedificada para o Senhor.
(Jr.31.3)

Edificar vem do hebraico Banah e traduz ideia de fundar, reedificar, reconstruir.

Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. (Rm 14.19)

A promoção do crescimento espiritual exige do construtor (aquele que trabalha pelo povo) disciplina na busca diária. O pão que desce do céu deve ser servido diariamente.

Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. (Rm 15.2)

Paulo ensina que o cristão deve buscar com zelo dons espirituais. Com qual objetivo? Unicamente para edificação do corpo.

Jeremias recebeu o ofício de pronunciar mensagens de julgamento, esperança e salvação dos conflitos em Israel.

Trouxe à memória do remanescente fiel aquilo que poderia dar esperança: a reedificação da cidade. Não somente no sentido material, físico, mas, inclusive, a reedificação espiritual.

Era preciso voltar aos marcos antigos postos pelos patriarcas e buscar o Deus de Israel.

A reedificação começaria no coração de cada israelita, ao buscar comportamentos geradores de paz e edificação dos valores espirituais.

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. (Ef. 2.19-22)

A igreja é símbolo do lugar de habitação espiritual de Deus e cada membro dela é um edifício ajustado.

Quando esse membro enterra os talentos, uma lacuna sobrevém para a desconstrução.

A ordem divina é não enterrar os talentos e buscar paz com todos para que Deus se manifeste no corpo e realize seu agir na terra.

E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Ap. 21.27)

O fim maior da reedificação diária segundo os preceitos bíblicos é a entrada na Cidade Eterna, na Nova Jerusalém.

Enquanto há vida terrena que necessita de cura, libertação e paz, o Espírito do vivo Deus se manifesta com dons e talentos.

Porém, aqueles que se colocarem como trabalhadores, construtores receberão galardão ao adentrarem a Cidade Eterna.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. (1 Pe 2.9-10)

27 - 07 - 2017