Quem me levará à cidade forte?

(Sl.108.10)

A palavra fortaleza vem do grego ochuroma e traduz ideia de lugar seguro.

Davi fez um apelo especial a Deus quando sofreu perseguições de Saul, que se tornou seu inimigo por inveja.

A comitiva enviada por Saul era forte e capacitada na busca para a mortandade. Como se esconder? Onde? A cidade forte conhecida de Davi já havia sido descoberta pelos mensageiros do perseguidor.

Dá-nos auxílio, para sairmos da angústia, porque vão é o socorro do homem. (Sl. 108.12)

O homem é falho em seus caminhos. Por mais que haja uma capacitação para entrar numa guerra, se o Senhor dos Exércitos não estiver presente, a vitória se perde.

E, muitas vezes, as armas de defesa se revelam fracas diante da multidão determinada ao ataque.

Quem levará o perseguido em segurança à cidade forte? Davi fez essa pergunta em meio ao desespero de alma.

Porventura, não serás tu, ó Deus? (Sl.108.11)

Momentos de perda de fé, de falta de esperança, de inquietação. Momento de sentir uma enfermidade se alastrando. Tudo isso acontece diante de uma perseguição do inimigo da alma.

Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos. (Sl. 108.13)

A certeza no coração de Davi lançou a semente da espera em Deus. Para ele, os inimigos eram derrotados não por armas naturais.

A armadura poderosa em Deus quebra as armadilhas malignas e garante a entrada na cidade forte.

Porque a tua benignidade se eleva acima dos céus, e a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens. (Sl 108.4)

Um apelo ao cuidado especial de Deus foi emitido às alturas por Davi.

A luta não é contra pessoas humanas, ou algo material, palpável.

Paulo ensinou que hostes da maldade são os responsáveis pelas desordens deixadas numa perseguição espiritual.

Quem é sábio observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do Senhor (sl. 107.43)

O salmista fala de uma sabedoria que vem do Pai das Luzes. Aquela internalizada pela prática nos ataques e nos livramentos.

O sábio que busca o refúgio na cidade forte encontra paz interior, pois percebe quão boa é a proteção divina nas horas angustiantes.

Ajuda-me, Senhor, Deus! Salva-me segundo a tua misericórdia. (Sl. 109.26)

O Senhor Jesus ensinou seus discípulos o caminho do pedido, da busca e do batimento na porta até que se abra e o socorro venha.

Deve-se pedir com fé e crer que a fortaleza virá.

Agora sei que o Senhor salva o seu ungido, ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra. ( Sl. 20.6)

O inimigo aparentemente ganha força. A luta cresce e o desespero marca um tempo de incerteza. Mas o ungido de Deus recebe resposta do céu e a vitória se consolida. O próprio Deus o leva à cidade forte e o esconde de seus inimigos.

27 - 09 - 2017