A glória do Senhor entrou no templo pela porta que olha para o oriente.

(Ez 43.4)

A palavra glória vem do hebraico Kaboa e deriva de um verbo utilizado para descrever o peso ou a importância de algo.

Diversas foram as formas da glória de Deus descritas no Antigo Testamento: nuvem espessa, fogo consumidor, vento forte, brisa suave, redemoinho, ruído de muitas águas e até pragas que confirmaram aos egípcios que o Deus de Israel era o único regente do universo.

Toda vez que a glória de Deus era contemplada, havia temor, reverência. Algo grande acontecia.

O Espírito me levantou e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do Senhor enchia o templo. (Ez 43.5)

É possível contemplar a glória de Deus somente pelos olhos do coração. Com olhar natural, a vida não caminha dentro das revelações que trazem cura e liberação.

À medida em que a presença do Senhor saía da cidade, a glória caminhava para o lado leste, para o monte das oliveiras.

Mas quando Ezequiel se entregou ao vento do Espírito, os olhos se abriram. O profeta contemplou que do oriente irradiou a glória e encheu todo templo. A shekiná anunciou esperança de um novo tempo.

Por sete dias, expiarão o altar e o purificarão, e assim o consagrarão. (Ez. 43.26)

Princípios são requeridos para santificação e visão de Deus. A santidade acompanha o milagre. Santificação é separação de tudo que representa o mundo e sua corrupção.

A meu povo ensinarão a distingir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo. (Ez 44.23)

Preservar padrões elevados de moral, autocontrole,  disciplina e obediência à vontade de Deus era comando divino requerido dos sacerdotes que ministravam no templo.

Hoje, Deus revelou que por meio do Espítio Santo todos que recebem a Jesus são sacerdotes reais, nação santa e povo eleito e estão aptos a contemplarem a glória de Deus.

12 - 12 - 2017