Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o entendimento? (Jó 28.20)

 

 

Modificam-se crenças básicas após experiências com o poder de Deus  em meio ao caos.

                  

                   Jó era próspero e inteligente. Riquíssimo. Mas as qualidades que o tornaram  sábio não foram apenas do mundo secular.

                   Era intercessor de sua família. Conhecia Deus de ouvir falar, mas relacionava-se a seu modo e obtinha comunhão com o céu.

                   O livro de Jó começa a história que leva a humanidade a buscar respostas para o sofrimento  e afirma que a integridade, retidão e desvio do mal foram qualidades do homem que sofreu e guardou a fé diante do maior sofrimento relatado na história bíblica.

 

Está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.

(Jó 8.21)

 

                   Jó pensou que sabia muito a respeito de Deus até que se viu diante de um  labirinto de problemas. Perda de bens, de filhos e de sua saúde. Além disso, sua mulher não o compreendeu e ainda o induziu a pecar.

        

                   Diante dos amigos que o acusava de pecador, Jó discursou sobre temas diversos. Um deles, tentando compreender o porquê de seu sofrimento, de suas perdas, falou sobre sabedoria e entendimento.

 

                   Concluiu que o entendimento acerca de acontecimentos inesperados e sem causa está encoberto e somente Deus pode esclarecer.

                  

                   Jó mudou sua maneira de pensar e entender assuntos complexos.  Ele compartilhou seu entendimento para fortalecer pessoas que passavam ou passariam por momentos e situações semelhantes a ele.

 

Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar. (Jó 28.23)

                  

                   A pobreza, a dor e a solidão que pontuaram a vida de Jó depois da aposta de Satanás foram pilares do entendimento ampliado.

                  

                   Por que Deus aceita o toque de Satanás na vida de Jó?

 

                   Devido a planos eternos para a humanidade, Deus esclareceu, com a história de Jó, a onisciência. Somente o Criador tem o controle do passado, do presente e do futuro.

                   Se Satanás conhecesse o amanhã, ele não duvidaria da fé pura de Jó.

         Deus enviou seu Filho Jesus para sofrer morte sacrificial por amor ao mundo. Da mesma forma do servo sofredor que Isaías descreve, Jó foi um tipo de sofredor para esclarecer a humanidade que Satanás não conhece o futuro.

                 

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
(Tg 4.14)


           
Deus é onisciente. Somente ele conhece o amanhã. Satanás entendeu que riqueza era a causa da devoção de Jó.

 

         Deus estava interessado na reação confiante de Jó e não no sofrimento passageiro.

        

         Também Deus estava interessado em comunicar à humanidade o entendimento de que a soberania divina sobre Satanás o impediu de prejudicar Jó além do limite estabelecido.

 

         Muitas vezes o sofrimento tem um motivo eterno e é fruto de retaliações do reino maligno.

        

         Porque sei que meu redentor vive. Essa frase foi dita por Jó no auge de seu suplício.

 

         Jó medita na incapacidade humana de discernir a verdadeira sabedoria sem ajuda do alto. Porém, não perde o foco de sua fé: o Deus que deu a vida, é o Deus que tira a vida. E o Deus que deu bens, é o Deus que tira os bens.

 

         O entendimento prático vindo das experiências com Deus informa que é possível adquirir sabedoria temendo a Deus e deixando o mal.

        

Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.
(Jó 28.28)

 

         Depois dos sofrimentos e retaliações, Jó conhece Deus de vê-lo e obtém níveis maiores de sua fé.

 

Por Auxilandia, pastora em Cristo.

26 - 12 - 2017     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|