Eis que eu estarei ali, diante de ti sobre a rocha em Horebe.
(Ex.17.6)

Rocha vem do hebraico sur e traduz ideia de montanhas, parede rochosa, rochedo íngreme.

Durante a caminhada de Israel no deserto,  muitas murmurações foram enviadas ao céu. Moisés era o mediador entre o povo e Deus em todas as contendas e reclamações.

Diante da sede que assolava em terras desertas, não havia sinal de água. A providência veio do alto como um milagre depois de uma conversa entre Deus e Moisés.

Ferirás a rocha e dela sairás água, e o povo beberá.
(Ex. 17.6)

Rocha ou montanha é palavra usada para indicar segurança, firmeza.                      Algo que resiste ao vento, à chuva, às águas impetuosas.

E sempre há surpresa atrás ou por baixo de uma rocha.

Águas brotaram da rocha em Horebe e o povo prosseguiu a caminhada.

Em tempos de escassez, a sede é brecha para buscar em Deus refúgio e recursos. Mas não da forma como o povo de Israel tentou ao Senhor emitindo palavras que exprimiram dúvidas do cuidado divino.

Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha
(Dt 32.31)

Moisés descreveu que o Deus a quem serviam era a Rocha Eterna, que não havia deus nenhum além dele.

Confiar na provisão da Rocha Eterna é elevar a fé e atrair as bênçãos das regiões celestes.

Assim como há quem deposite a confiança no Deus que tudo criou, existem os que zombam do amor divino.

Mas, engordando-se o meu amado, deu coices, ficou nédio e abandonou a Deus, que o fez, desprezou a Rocha da sua salvação.
(Dt 32.15)

O sustento vem de Deus, sempre. E rejeitar a provisão divina é cair nas mãos do inimigo sem salvação.

Quando passar a minha glória eu te porei numa fenda da rocha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado.
(Dt 33.22)

Deus não pode ser contido no céu dos céus, e por essa razão ninguém jamais viu a Deus. Moisés falava face a face, porém precisou ser escondido da glória de Deus para não morrer. O poder sobrenatural e os atributos eternos não comunicam com a humanidade, que é mortal e limitada.

Dons perfeitos descem do Pai das Luzes e são doados pelo Espírito para cura, libertação e prosperidade. Quem busca com zelo os dons, consegue ser pedra viva que propaga a mensagem de salvação e conduz muitos à Rocha Eterna.

Há outro Deus além de mim?

Não, não há outra Rocha que eu conheça.
(Is 44.8)

Por Auxilandia, pastora em Cristo Jesus