Por amor de Sião, não me calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor,  e a sua salvação como uma rocha acesa. (Isaias 62)

 

         Hasid é a palavra hebraica que descreve o justo perante Deus. Aquele que é piedoso, benigno, misericordioso íntegro é tido como justo no conceito espiritual.

 

         O nome Isaías significa O Senhor Salva. A nação de Israel enfrentou o juízo de Deus, mas também a salvação veio como uma recompensa.

 

         Mesmo entre crises com invasões da Assíria e guerra contra Jerusalém, Isaías não duvidou da salvação prometida em oráculos divinos.

 

         Não confiando na ajuda humana, o profeta se firmou na rocha eterna e permaneceu no chamado.  Ele era um sentinela, além de mensageiro do Senhor.

 

         Justiça vem do hebraico tsdeq e é um termo que denota conformidade com um padrão ético e moral. Justiça, juízo e julgamento constituem o alicerce do trono de Deus.

         Pelo Espírito de Deus, Isaías convoca o povo a clamar por justiça e salvação. A justiça de Deus é associada a libertação, também.

        

As nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória. (Is. 62.2)

 

                  Judá será salvo e Israel habitará seguro, será este o seu nome com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa. (Jr 23.6)

 

         João, no livro de Apocalipse, relata sobre um novo nome. Esta expressão representa uma nova condição diante de Deus, em que a justiça, o juízo e a salvação figuram como bênçãos da nova aliança.

 

                   Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um novo nome, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. (Ap 2.17)

 

         A maneira correta de se expressar no mundo secular revela o degrau de espiritualidade. Quanto mais justo, mais perto se está do Deus criador.

 

         Jesus é a justiça de quem o recebe. Nele há salvação eterna. Somente nele, por ele e para ele as bases do reino celeste se estabelecem.

         A adoração direcionada a Deus passa por atitudes justas. Deixar de fazer o bem ao próximo quando se é possível descaracteriza a fidelidade do louvor a Deus.

 

          O serviço é parte das boas obras que antes da fundação do mundo foi determinado para a vida de quem recebeu a justiça de Deus por meio de Jesus.

 

         O Espírito do Senhor está sobre mim porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados. (Is.  61)

 

 

        Isaías anuncia claramente a razão de se clamar por justiça e salvação: cura, libertação. Num mundo que jaz no maligno, se não houver quebra de cadeias, a sobrevivência se firma no sofrimento.

        

         Mas é preciso disciplina para busca da quebra de maldições. A cada manhã faz-se  necessário dedicação de um tempo para clamar por justiça e salvação.

 

Por Auxilandia Pementa, pastora em Cristo Jesus.

 

Dezembro de 2019     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|