Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.

( Ex.34.29)

 

         Resplandecer é palavra que traduz ideia de brilhar subitamente, dar luz, iluminar. 

         Moisés falava com Deus face a face no monte, na Tenda da Congregação ou no local que o Senhor determinava.

A cena chamava a atenção dos israelitas e causava espanto, porque o rosto brilhava com a luz recebida da eternidade. Ao olhar para ele, a luz impedia a vista dos que se achegavam a ele.

Então, Moisés usava um véu no rosto até que voltava a falar com Deus.

Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés e que resplandecia sua pele; e tornava Moisés a pôr o véu sobre seu rosto, até que entrava para falar com Deus. (Ex. 34.35)

 

O véu do templo se rasgou na morte sacrifical de Jesus. E o rosto de quem o recebe como Filho de Deus ressurreto possui o brilho produzido pela vida pautada nos ensinamentos do Santo Espírito de Deus.

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. (Mt 17.1)

Os discípulos também ficaram atemorizados. Algo muito além do que podiam imaginar, como provar coisas da eternidade enquanto estavam no Monte da Transfiguração, inquietou o pensamento deles.

Mas Jesus os acalmou, e mesmo sabendo dessa atitude, não os poupou de revelar como será a luz e a santidade que pautará toda a vida dos que estarão à sua direita no glorioso dia de sua vinda.

Jesus convida seus filhos herdeiros dos valores eternos a apresentarem rosto resplandecente, não no sentido físico, terreno, como o de Moisés. Sobretudo, brilho espiritual, demonstrado por boas ações. 

Para tanto, é preciso buscar sua face continuamente.

Transfigurar significa mudar em outra forma. É preciso transfigurar tudo para se achar a graça de Deus e sua verdade no caráter, e, assim, resplandecer diante da humanidade.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

(2 Cor 3.18)

Transformar a mente, dia após dia, pela renovação da Palavra da Salvação é a senha para adentrar os portais eternos e receber galardão.

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. (Hb 1-3,4).

 

Jesus convida seus filhos herdeiros dos valores eternos a apresentarem rosto resplandecente, não no sentido físico, terreno, como o de Moisés. Sobretudo, brilho espiritual, demonstrado por boas ações e comprometimento com sua obra aqui na terra.

Jesus, a exata expressão de Deus, resplandece a glória do Pai. E ensinou aos discípulos que é possível ser luz do mundo, sal da terra.

 

Por Auxilandia, pastora em Cristo Jesus.

Março de 2020     

 
  Voltar para índice de mensagens
|- - IEMB - Design: João Batista A.P - Igreja Evangélica Missionaria Brasileira- Leia a Bíblia, ouça a voz de Deus - Ministério: Pr. João Nogueira Pimenta -|